top of page
Foto do escritorDália Matsinhe, Psicóloga

Como geri a minha ansiedade


Sim, tive ansiedade desregulada durante muito tempo.

❤️

E digo desregulada porque toda a gente passa por estados de ansiedade em algum momento mas, quando alguém diz que tem ansiedade, é porque já não consegue regular, ou ter justificativa evidente, como genes, personalidade, sociedade,...traumas, para que se sintam ansiosos.

🤎

Tive desde a adolescência mesmo. As causas foram diversas. Para além de ser uma psicóloga que passou pelos seus traumas efectivos como abusos, tive situações familiares como alienação parental, separação dos pais,... narcissismo na família, que literalmente me deixavam muito insegura.(*) Insegura comigo, com a família, Universo, ...vida.

Ou seja, as minhas causas eram evidentes, sentia que estava só. Mas poderiam nem ser causas evidentes, porque chega a uma altura em que os bloqueios, traumas, resistências são tais, que já podemos recalcar a informação e ela não estar acessível.

💕

A maneira como pude lidar melhor com a minha ansiedade, que piorou quando tinha 25 anos, e já estava a estudar psicologia, foi mesmo sendo acompanhada, meditando, cuidando mais do meu físico,...ou seja, AMANDO-ME muito mais, r baixando as espectativas. Sim, por isso e porque, em Portugal é natural estudantes de psicologia serem acompanhados antes mesmo de começarem a atender pacientes, bem como no Brasil e EUA, e sempre segundo o tipo de escola que queiram abraçar. Ou seja, se querem ser psicologia cognitivistas, dinâmicos ou de orientação psicqnalista. O que é primordial. Todos nós temos desafios, e é sempre bom saber separar os desafios do Psicologo, com os desafios do paciente.

❤️

Eu, apesar de ser cognitivo-comportamental de escola, porque estudei na UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E Tecnologias, na licenciatura e depois no mestrado no ISCTE-IUL onde trabalhava, fiz acompanhamento psicanalítico.

Depois de enfrentar-me, e ao que me causava ansiedade, foi possível tomar medidas. A fuga não nos leva a lado nenhum.

Este post é sobre encontrar o que melhor se adapta a cada um de vocês.

Hoje, com a hipnose clínica e a programação neurolinguística é possível fortalecer o que já sabia na psicologia.


(*) NÃO tenho apenas a teoria, como também a prática, daí entender bem os meus pacientes melhor, e guiar melhor, pois é bom ter a TEORIA para termos hipóteses, mas a PRÁTICA dá calos e mais experiência bem como mais empatia. Mas é claro que não era necessário passar pelo que passei, mas ajuda muito...


O que gostaria de deixar com este post é o seguinte: somos todos diferentes, o que resulta com uma pessoa pode não resultar com outra. No meu caso, terapia, meditação, exercício físico, autoconhecimento... evolução constante, e lidar melhor com cada situação, ajudou muito. Principalmente, colocando-me em PRIMEIRO LUGAR.

Boa semana.


Dália Matsinhe

PNL, Psicologia e Hipnose Clínica

Contactos:

WhatsApp 00258845946215



🌸♥️:🖤💚💘💖💙🧡💜💕🤎💗♥️🤍❣️❤️💓🌸🌺🌼


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page